terça-feira, 18 de maio de 2021

Execução de Projetos - Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso do Tocantins - Município de Arraias e Paranã - TO / 2016.

imagem 1(direitos reservados)
imagem 2 (direitos reservados )

     A Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso do Tocantins, desenvolveu em parceria com a CESE -Coordenadoria Ecumênica de Serviço, (Salvador, Brasil) o Projeto Afirmação da Identidade Quilombola e Gestão Territorial. Devido a extensão do território, foram reunidos grupos de quilombolas em alguns núcleos da comunidade, onde trataram sobre a ocupação e a utilização dos recursos naturais da comunidade, assim como a afirmação da identidade quilombola pelos membros residentes dentro e fora do quilombo. 
    Durante a realização das atividades  tivemos a honra de receber a visita da senhora Rosana Fernandes (imagem 2), coordenadora do Setor de projetos e Formação da CESE. Ela visitou alguns núcleos familiares e se deparou com uma família na sua rotina diária, socando (pilando) arroz no pilão. Isso a fez recordar suas origens, ficou fascinada e sentiu o prazer em socar com a mão de pilão. Durante a viagem a mesma pode apreciar as montanhas e as belezas naturais e encantadoras que existe as margens da estrada.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante. Os direitos do blog estão reservados aos produtores.

IMPACTOS DA PANDEMIA NA COMUNIDADE KALUNGA DO MIMOSO

  No território o tempo é divido em dois calendários: calendário agrícola e calendário festivo e ou religioso. Com a pandemia propagação do ...